Depois de longo hiato, Brasil inicia caminhada nas Eliminatórias para Copa do Catar
Seleção não entra em campo em partida oficial há 325 dias
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
O Brasil dará nesta sexta-feira (9), às 21h30, na Neo Química Arena, São Paulo, o pontapé inicial em busca de uma vaga para a Copa do Mundo do Catar em 2022. A Seleção terá como adversário a Bolívia, na rodada de abertura das Eliminatórias para o Mundial.
O jogo, anteriormente agendado para março, precisou ter a data modificada em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Por esse motivo, o jogo será como tem sido a maior parte dos jogos de futebol ao redor do mundo: sem público.
A partida marcará o primeiro duelo entre as seleções desde a estreia na Copa América do ano passado vencida pela Seleção Canarinho. Naquela ocasião, o Brasil levou a melhor e bateu os bolivianos por 3 a 0, em duelo disputado no Morumbi, em São Paulo. O Brasil também tem a seu favor para a partida, o excelente retrospecto diante dos bolivianos. Ao todo, foram 30 partidas disputadas, 21 triunfos, quatro empates e cinco derrotas, com aproveitamento de 74%.
Como não disputa uma partida oficial desde 19 de novembro do ano passado (325 dias), quando bateu a Coreia do Sul por 3 a 0, em amistoso realizado em Abu Dhabi, a Seleção terá uma equipe totalmente repaginada, com formação inédita.
A grande novidade fica pela presença do volante Douglas Luiz no meio campo. O jogador do Aston Villa herdará a posição que anteriormente estava com Arthur, da Juventus, que não foi convocado por Tite.
A dúvida principal para a partida fica sendo a presença de Neymar no confronto. O craque sentiu dores na região lombar no treinamento da última quarta-feira (7), realizou sessões de fisioterapia, mas a presença no jogo ainda é incerta. Caso não possa entrar em campo, a tendência é que o técnico Tite coloque o meia Everton Ribeiro para suprir a vaga do camisa 10.
Quem também estava com problema de lesão era o atacante Richarlison, que se apresentou ao grupo com dores no tornozelo esquerdo, já se recuperou, mas começará o jogo no banco de reservas.
Alisson e Gabriel Jesus não tiveram a mesma sorte de se recuperarem a tempo como Richarlison. A dupla precisou ser cortada, e para as vagas, foram convocados Ederson e Matheus Cunha.
Confira a provável escalação do Brasil para o duelo desta noite:
Weverton, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi; Casemiro, Douglas Luiz e Philippe Coutinho; Everton Cebolinha, Neymar (Éverton Ribeiro) e Roberto Firmino.
Após enfrentar a Bolívia, a Seleção viaja para enfrentar o Peru, em Lima, na próxima terça-feira (13), às 21h.