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Depois de polêmicas, BYD diz manter cronograma de obras em Camaçari

Fábrica começa a operar este ano, reforça BYD

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Depois de polêmicas, BYD diz manter cronograma de obras em Camaçari

A BYD divulgou nesta semana novas imagens sobre o andamento das obras na fábrica brasileira de Camaçari. Prevista para inauguração ainda este ano, as obras estão parcialmente embargadas pela justiça após uma polêmica envolvendo denúncias do Ministério Público do Trabalho. No final do ano passado, 163 trabalhadores foram resgatados do canteiro de obras da empresa com suspeita de trabalho análogo à escravidão. Agora, a BYD tenta reverter o cenário negativo criando um comitê de compliance e a contratação de uma empresa para corrigir alguns dos processos na construção da unidade. 

Inicialmente a fábrica a da BYD seria inaugurada no primeiro trimestre de 2025 para produzir um SUV híbrido (Song Pro) e também um carro elétrico (Dolphin Mini). 

A BYD divulgou um amplo comunicado onde informa ter contratado uma empresa brasileira uma adequação nas obras na unidade baiana de Camaçari/BA. “Essa construtora fará os ajustes necessários para que o MTE (Ministério Público do Trabalho) suspenda os embargos parciais e a obra seja totalmente retomada. Os detalhes da nova construtora como nome da empresa e o plano de ação serão divulgados nos próximos dias. A substituição da construtora Jinjiang ainda está sendo estudada”. 

Além das fotos da fábrica que mostra ter um primeiro galpão pronto e outro em construção, fotos de alojamentos localizados na própria fábrica e também imagens de hoteis da região onde os trabalhadores estrangeiros ficarão hospedados durante a fase de obras foram divulgados. “Todos os trabalhadores das construtoras contratadas para a obra agora almoçam no refeitório e recebem as refeições de acordo com as regras trabalhistas. O espaço é o mesmo usado pelos colaboradores da BYD em Camaçari”, diz a nota.  

Ainda de acordo com a fabricante foi criada uma comissão de compliance, para acompanhar o cumprimento de regras trabalhistas vigentes no Brasil. Essa comissão é formada  por representantes da BYD, escritórios de advocacia, especialistas em direito trabalhista e segurança do trabalho, além de um consultor independente. 

Além da futura fábrica na Bahia, a BYD tem uma linha de produção de ônibus e painéis solares em Campinas/SP  além de uma fábrica de baterias em Manaus/AM. Ao todo, a BYD conta com pouco mais de 1000 colaboradores e está investindo R$ 5,5 bilhões na fábrica de Camaçari que deve gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.

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