Deputada pede afastamento imediato de Ednaldo Rodrigues ao STF; entenda

Daniela Carneiro pede revisão do acordo homologado que mantém Ednaldo na presidência da CBF

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Deputada pede afastamento imediato de Ednaldo Rodrigues ao STF; entenda

Foto: Pedro França/Agência Senado e Joédson Alves/Agência Brasil

A deputada Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) fez um pedido na segunda-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para afastar imediatamente Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Conhecida como Daniela do Waguinho, a parlamentar também pede a revisão do acordo homologado que mantém o presidente no cargo da entidade brasileira.

A ex-ministra do Turismo utiliza os argumentos em laudo que atesta ser falsa a assinatura do Coronel Nunes no acordo firmado no início deste ano. O coronel é ex-presidente da entidade e, no último mandato, foi vice de Ednaldo Rodrigues.

Daniela anexou um laudo que afirma que a assinatura de Nunes "não foi realizada de forma livre e consciente e sob plenas faculdades mentais" e "recaem dúvidas razoáveis acerca da autenticidade da assinatura".

O ministro relator do caso, Gilmar Mendes, do STF, vai analisar a petição com os documentos dos autos.

Julgamento de Ednaldo marcado para maio

O acordo, que reconhecia a eleição legal de Ednaldo em março de 2022, foi assinado por cinco dirigentes — entre eles Nunes — e homologado pelo STF em fevereiro deste ano. Com isso, no dia 24 de março, o presidente da CBF foi reeleito por aclamação para o mandato, com duração de março de 2026 a março de 2030.

Ainda em fevereiro, Gilmar Mendes arquivou a ação. No entanto, o ministro Flávio Dino informou que finalizou o exame do caso e devolveu os autos. Assim, o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, marcou o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade para o dia 28 de maio.

LEIA MAIS:

Rodrigo Caetano afirma que CBF quer técnico da Seleção Brasileira até semana que vem
Ednaldo diz que seleção terá novo técnico antes da Data Fifa de junho

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário