Política

Deputado bolsonarista apresenta PL contra uso de banheiro por identidade de gênero

Diego Castro defende que dividir espaços com pessoas de sexo biológico oposto pode causar vergonha

Por Da Redação
Ás

Deputado bolsonarista apresenta  PL contra uso de banheiro por identidade de gênero

Foto: Divulgação/PL

O deputado estadual Diego Castro (PL) propôs na quinta-feira (29), durante sessão na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), um projeto de lei que proíbe o uso de banheiros em escolas, tanto públicas quanto privadas, com base na identidade de gênero, ou seja, o gênero com o qual a pessoa se identifica.

“A proposta visa garantir essa inviolabilidade no ambiente escolar, especialmente nos banheiros e vestiários, onde os alunos podem estar total ou parcialmente despidos na presença de outros”, justificou o parlamentar.

Diego argumentou ainda que “obrigar os alunos a compartilhar esses espaços com pessoas do sexo biológico oposto pode causar constrangimento, vergonha e danos psicológicos, além de aumentar o risco de crimes como agressão sexual, molestamento, estupro, voyeurismo e exibicionismo”.

Cenário nacional

Em Brasília, a Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou um projeto de lei que proíbe o uso de banheiros em escolas com base na identidade de gênero, tanto em instituições públicas quanto privadas. O projeto, de autoria do senador Magno Malta (PL-ES), determina que as pessoas devem usar o banheiro de acordo com o gênero indicado no nascimento, e não com o gênero com o qual se identificam.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário