Deputado do PT pede revogação de nome ligado ao Centrão para o Ministério da Saúde
Parlamentar pontua que indicado não tem formação na área de saúde
Foto: Agência Câmara
O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) protocolou junto à Justiça Federal uma ação popular onde pede a suspensão da nomeação de Vivaldo Pinheiro Guimarães Junior do cargo de coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde.
No documento, Solla pontua que Vivaldo "não possui formação acadêmica no ramo de odontologia, qualquer conhecimento na área, inclusive nunca tendo atuado nesta". Ainda pontua que o nomeado tem como atividade profissional um pequeno negócio na cidade de Araguai (MG), no ramo de confecção e produção de eventos.
Na ação, o petista também solicita que seja aplicada uma de multa diária de R$ 100 mil para o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. "A medida revela-se ato rasteiro, em evidente situação de desprezo ao desenvolvimento do país (...) atitude completamente antidemocrática ao nomear pessoa alheia à área de odontologia para ocupar cargo de notáveis atribuições, já que coordenará toda a política de saúde bucal do Ministério da Saúde", concluiu.