• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Deputado estadual Leandro de Jesus cobra CPI do MST após após três novas invasões na Bahia
Política

Deputado estadual Leandro de Jesus cobra CPI do MST após após três novas invasões na Bahia

Segundo o parlamentar, o número de ocupações no governo Lula já supera o mandato de Jair Bolsonaro

Por Da Redação
Ás

Deputado estadual Leandro de Jesus cobra CPI do MST após após três novas invasões na Bahia

Foto: Divulgação

Novas três invasões do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foram registradas na Bahia nesta segunda-feira (24). Desta vez, propriedades localizadas Baixo Sul, Extremo Sul e Norte baianos foram alvo do grupo, o que gerou críticas do deputado estadual Leandro de Jesus (PL), que voltou a cobrar a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar esses atos. 

A primeira foi na fazenda Mata Verde, que fica no município baiano de Guaratinga. As outras duas aconteceram na madrugada de domingo (23) em Juazeiro e na fazenda Jerusalém, em Jaguaquara. Diante dos registros, Leandro afirmou ser urgente a instauração da mesma. O documento foi assinado por 29 parlamentares da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). 

"A CPI tem a função de investigar fato de relevante interesse público que afete a ordem constitucional, econômica ou social. É evidente que as invasões promovidas pelo MST têm prejudicado centenas de produtores rurais e suas famílias. Além do mais, todos os fatos que ensejaram o requerimento para a instalação da CPI foram devidamente descritos. É também uma questão de segurança pública, interesse social e econômico, competência do Estado. Tudo o que queremos é transparência sobre o que está acontecendo", disse o deputado.

O último levantamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), publicado no início de abril deste ano, já registrava 16 invasões em três meses. Com as três deste final de semana, o número sobe para 19. No entanto, segundo relatos de produtores rurais, mais de 40 ocupações já foram realizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. 

"Quatro meses de governo Lula e as invasões já superaram todo o primeiro ano de mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro. Apesar do PT falar que não tem nada a ver com o Movimento, é fato que existe um apoio. Quem sofre com isto é o proprietário, o produtor, o trabalhador rural", completou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário