Deputado pede explicações sobre negociações de empréstimos para os Correios
Tião Medeiros pede informações como dados sobre os resultados líquidos e justificativa técnica para o empréstimo

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
O deputado Tião Medeiros (PP-PR) apresentou nesta quarta-feira (15) uma solicitação de explicações para o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, sobre as negociações dos Correios com bancos estatais e privados, que visam um empréstimo de cerca de R$ 20 bilhões. A informação foi divulgada pela CNN.
Na tarde desta quarta-feira, o presidente dos Correios, Emmanoel Rondon, confirmou as negociações, com garantia do Tesouro Nacional, com o objetivo de salvar as contas neste ano e em 2026.
Medeiros solicitou os esclarecimentos durante a manhã desta quarta-feira, antes mesmo da confirmação oficial das negociações dos Correios.
No requerimento, que ainda precisa passar por análise, o parlamentar cobra informações sobre a autorização do Tesouro Nacional para a operação de crédito.
"Causa estranheza a intenção de contrair empréstimo de R$ 20 bilhões com aval do Tesouro Nacional, uma vez que tal operação pode onerar o contribuinte e elevar o risco fiscal da União, especialmente considerando os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal", diz Medeiros.
Entre as informações solicitadas pelo parlamentar, estão: dados sobre os resultados líquidos (lucro ou prejuízo) dos Correios nos últimos cinco anos, balanços patrimoniais, medidas adotadas para a redução de gastos, além da justificativa técnica e econômica apresentada para a concessão de aval do Tesouro Nacional na operação.
Ele também pede o envio de estudos sobre a viabilidade de privatização total ou parcial dos Correios e o possível destino previsto para os recursos do empréstimo.