Deputados consideram impedir Bolsonaro de vetar entrada de Huawei no 5G

Leilão de frequências do 5G está previsto para ocorrer ainda neste ano

Por Da Redação
Ás

Deputados consideram impedir Bolsonaro de vetar entrada de Huawei no 5G

Foto: Reprodução/Startupi

A Câmara dos Deputados entrou nas discussões sobre a implementação do 5G, a nova geração de telefonia, no Brasil. Com a possibilidade de o governo impedir a chinesa Huawei de fornecer equipamentos da tecnologia no país, parlamentares se mobilizam para manter aberto o mercado de fornecedores das companhias de telecom. Em um documento elaborado pela consultoria da Câmara, cinco sugestões apresentadas podem fazer o Congresso impedir o banimento da empresa. Entre elas estão mudanças na Lei Geral de Telecomunicações (LGT).

A nota técnica da consultoria legislativa está sendo analisada por um grupo de trabalho criado pela Câmara para acompanhar o avanço da tecnologia. O grupo prevê ouvir representantes da Huawei e de suas rivais Ericsson, Samsung, Nokia e Fujitsu, os principais fornecedores mundiais da infraestrutura para o 5G no mundo. Também serão ouvidos os integrantes do governo e operadoras de telecomunicações. O leilão de frequências 5G está previsto para este ano, mas ainda não foi marcado e nem teve o edital lançado.

São as operadoras que irão disputar os espaços para o 5G e contratar os fornecedores de tecnologia. Após a licitação, as teles devem investir na instalação de antenas e de outros equipamentos para que a nova geração de telefonia, que promete aumentar muito a velocidade da conexão móvel à internet, possa começar a operar no país. Entre as alterações na Lei Geral de Telecomunicações propostas pelos consultores da Câmara está a de determinar que os leilões não criem impedimentos para que os atuais fornecedores de infraestrutura sejam excluídos do mercado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário