• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Deputados convocam ministra Marina Silva para explicar aumento de incêndios no Brasil

Deputados convocam ministra Marina Silva para explicar aumento de incêndios no Brasil

Requerimentos aguardam votação na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados

Por Da Redação
Ás

Deputados convocam ministra Marina Silva para explicar aumento de incêndios no Brasil

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Os deputados federais Zé Trovão (PL-SC) e Rafael Prudente (MDB-DF) apresentaram requerimentos separadamente, convidando a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para explicar o aumento dos incêndios no Brasil e o avanço da cortina de fumaça que tem afetado diversos regiões. Os requerimentos aguardam votação na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. 

As cidades como Brasília (DF), Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG) registraram, no domingo (25), uma densa camada de fumaça no céu devido a incêndios em outras regiões do país. A situação é agravada pela baixa umidade, especialmente na região central do Brasil.

"A qualidade do ar caiu drasticamente em diversas partes do país devido às queimadas recentes, com o Distrito Federal amanhecendo sob uma neblina densa de fuligem," justificou Rafael Prudente ao apresentar o requerimento. Zé Trovão também ressaltou os incêndios em São Paulo, destacando os impactos na qualidade do ar e na saúde pública.

A ministra Marina Silva, acompanhada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), esteve no Prevfogo, na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no domingo, para verificar a situação dos incêndios florestais no Brasil. Durante a visita, a ministra enfatizou a necessidade de cessar as queimadas, alertando para as condições climáticas adversas que dificultam o controle do fogo e assegurou que ações criminosas serão punidas rigorosamente.

A Polícia Federal (PF) já abriu investigações para apurar as causas dos incêndios, incluindo os ocorridos em São Paulo. "É um movimento atípico, mas as conclusões só virão com a finalização dos inquéritos," afirmou Andrei Rodrigues, diretor-geral da PF.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que o Brasil registrou 107.133 focos de calor de 1º de janeiro a 25 de agosto deste ano, um aumento de 75% em relação ao mesmo período de 2023.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário