• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Deputados prometem ação contra Augusto Heleno após ele defender golpe militar de 1964 durante CPI

Deputados prometem ação contra Augusto Heleno após ele defender golpe militar de 1964 durante CPI

Segundo deputado Fábio Felix, o ex-ministro de Bolsonaro 'cometeu crime'

Por Da Redação
Ás

Deputados prometem ação contra Augusto Heleno após ele defender golpe militar de 1964 durante CPI

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O depoimento do general Augusto Heleno na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do 8 de Janeiro gerou discussão e polêmica na quinta-feira (1). Os deputados federais de esquerda acreditam que ficou sem ponto final e prometeram ações contra o militar que podem trazer novos capítulos da oitiva nos próximos dias. 

Durante seu depoimento na Câmara dos Deputados, o ex-ministro de Jair Bolsonaro disse que "o movimento de 64 salvou o Brasil.". A declaração, no entanto, gerou revolta de parlamentares e deram início a um tumulto. 

“O general Heleno cometeu crime na tribuna da Câmara Legislativa“, afirmou o integrante da CPI deputado Fábio Felix (Psol). “Nós queremos construir uma medida que seja séria em relação ao que ele fez aqui", completou.

A discussão começou após o deputado Gabriel Magno (PT) fazer um discurso em defesa do sistema democrático e criticar as práticas da ditadura. “Em 64, vivemos um golpe violento que instaurou uma ditadura militar sangrenta no país, que matou, sequestrou, torturou, desapareceu e perseguiu opositores, durante 20 anos”, ressaltou.

Heleno então retrucou e defendeu o golpe militar de 1964. “As coisas são vistas de um lado, como sempre. O deputado acha que o movimento de 1964 matou mais de mil pessoas, o que não aconteceu. Acha que foi um movimento de vingança, de ódio, quando o movimento de 64 salvou o Brasil de virar um país comunista. Isso não teve nenhuma dúvida. Basta ler a história do Brasil, que esteve a um passo de virar um país comunista”, disse Heleno. 

Para Fábio Felix, essas declarações foram criminosas. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário