Desaprovação do governo Lula avança 13 pontos desde início do mandato
46% dos eleitores dizem estar insatisfeitos com a gestão petista.
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
A taxa de eleitores que declaram a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou aumento de 3 pontos percentuais para cima desde o final de julho, alcançando 46%. Os dados são de pesquisa PoderData realizada de 12 a 14 de outubro de 2024. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Desde o início do mandato, em janeiro de 2023. A curva de desaprovação cresceu cerca de 13 pontos. Atualmente, a taxa de aprovação e desaprovação do governo estão empatadas em 46%. Os percentuais de desaprovação são maiores dentre os entrevistados que cursaram o ensino superior, cerca de 54%, e os que ganham mais de 5 salários mínimos, cerca de 53%.
As regiões com maior índice de eleitores insatisfeitos são Centro Oeste (55%), Sul (54%), e Norte (52%), a margem de erro da pesquisa para as regiões são de 7, 5 e 7 pontos percentuais, respectivamente.
A taxa de eleitores que consideram o trabalho do presidente "ótimo/bom", diminuiu em 13 pontos percentuais, saindo de 43% e chegando a 30%, desde a posse, enquanto a taxa daqueles que consideram o trabalho do petista "regular" cresceu em 21 pontos percentuais, saindo de 14% e alcançando 35%.