• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Descoberta de líquido quente abaixo do Oceano Pacífico pode indicar possíveis terremotos futuros
Mundo

Descoberta de líquido quente abaixo do Oceano Pacífico pode indicar possíveis terremotos futuros

Fonte subaquática revela estresse no limite da placa tectônica norte-americana e alerta para riscos de alta magnitude

Por Da Redação, Agências
Ás

Descoberta de líquido quente abaixo do Oceano Pacífico pode indicar possíveis terremotos futuros

Foto: reprodução

Recentemente, cientistas descobriram a fonte de um líquido quente e quimicamente diferente que está sendo expelido por uma falha abaixo da superfície do oceano Pacífico, perto da cidade de Newport, nos EUA. A região há anos ameaça desencadear um terremoto de magnitude 9, tornando-se o mais devastador da história do país, e a nova descoberta pode ajudar a identificar possíveis tremores no futuro.

Um artigo publicado na Science Advances descreve a fonte subaquática, chamada Pythia's Oasis, como única e reveladora de um estresse no limite da placa tectônica norte-americana. Evan Solomon, professor de oceanografia e coautor da pesquisa, disse: "Eles exploraram naquela direção e o que viram não foram apenas bolhas de metano, mas água saindo do fundo do mar como uma mangueira de incêndio. Isso é algo que eu nunca vi e, pelo que sei, nunca foi observado antes".

A descoberta ocorreu durante um atraso do navio RV Thomas G. Thompson, depois que o sonar da embarcação mostrou nuvens inesperadas de bolhas saindo do fundo do mar. Um robô foi enviado para explorar a região e revelou que havia um fluido 9°C mais quente do que a água saindo da falha. Os cálculos sugerem que o fluido esteja vindo diretamente do megaimpulso de Cascadia, o maior terremoto já previsto nos Estados Unidos, onde as temperaturas são estimadas entre 150°C a 250°C.

Solomon ressaltou que o fluido liberado é uma má notícia, pois funciona como um lubrificante que diminui o estresse do atrito entre as duas placas, e quanto menor for a presença desse líquido, maior será o risco de um tremor de alta magnitude.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.