Descobrimento do Brasil: filmes retratam chegada de Pedro Álvares Cabral
Apesar das narrativas contemporâneas, momento já foi amplamente retratado no cinema
Foto: Reprodução/TV Globo
A chegada das caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral ao Brasil completou 524 anos nesta segunda-feira (22). Esse fato, celebrado como o "descobrimento" do país, marca um passo importante nas missões de colonização conduzidas por Portugal e Espanha.
Apesar dos debates e revisões de narrativas contemporâneas, especialmente em relação à atribuição do "descobrimento" aos portugueses, esse momento histórico já foi amplamente retratado na história do cinema nacional e internacional.
Veja abaixo três filmes que retratam o período histórico:
O Descobrimento do Brasil” (1937)
Dirigido por Humberto Mauro, o filme é um documentário que retrata o descobrimento do Brasil com base na narração das cartas escritas por Pero Vaz de Caminha. A longa retrata a viagem das caravelas que partiram de Lisboa no dia 9 de abril de 1500, conta com a trilha sonora de Heitor Villa-Lobos e representou o Brasil no Festival de Veneza de 1938.
“Caramuru, a Invenção do Brasil” (2001)
O filme “Caramuru, a Invenção do Brasil” foi feito a partir da minissérie “A Invenção do Brasil”, da TV Globo. Dirigido por Guel Arraes e escrito por ele e Jorge Furtado, o longa se baseia na história do português Diogo Álvares, o Caramuru, e retrata um triângulo amoroso vivido por ele e as irmãs indígenas Paraguaçu e Moema.
“Desmundo” (2003)
O filme foi dirigido e roteirizado por Alain Fresnot. Com um elenco recheado de estrelas, como Osmar Prado, Caco Ciocler, Beatriz Segall, Cacá Rosset e Simone Spoladore, o longa mostra a história de uma órfã portuguesa trazida para o Brasil para ser casada com um colono. Na época, essa prática era adotada pelos jesuítas para evitar que portugueses se casassem com mulheres que não eram cristãs.