Cultura

Descobrimento do Brasil: filmes retratam chegada de Pedro Álvares Cabral

Apesar das narrativas contemporâneas, momento já foi amplamente retratado no cinema

Por Da Redação
Ás

Descobrimento do Brasil: filmes retratam chegada de Pedro Álvares Cabral

Foto: Reprodução/TV Globo

A chegada das caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral ao Brasil completou 524 anos nesta segunda-feira (22). Esse fato, celebrado como o "descobrimento" do país, marca um passo importante nas missões de colonização conduzidas por Portugal e Espanha.

Apesar dos debates e revisões de narrativas contemporâneas, especialmente em relação à atribuição do "descobrimento" aos portugueses, esse momento histórico já foi amplamente retratado na história do cinema nacional e internacional.

Veja abaixo três filmes que retratam o período histórico:

O Descobrimento do Brasil” (1937)

Dirigido por Humberto Mauro, o filme é um documentário que retrata o descobrimento do Brasil com base na narração das cartas escritas por Pero Vaz de Caminha. A longa retrata a viagem das caravelas que partiram de Lisboa no dia 9 de abril de 1500, conta com a trilha sonora de Heitor Villa-Lobos e representou o Brasil no Festival de Veneza de 1938.

“Caramuru, a Invenção do Brasil” (2001)

O filme “Caramuru, a Invenção do Brasil” foi feito a partir da minissérie “A Invenção do Brasil”, da TV Globo. Dirigido por Guel Arraes e escrito por ele e Jorge Furtado, o longa se baseia na história do português Diogo Álvares, o Caramuru, e retrata um triângulo amoroso vivido por ele e as irmãs indígenas Paraguaçu e Moema.

“Desmundo” (2003)

O filme foi dirigido e roteirizado por Alain Fresnot. Com um elenco recheado de estrelas, como Osmar Prado, Caco Ciocler, Beatriz Segall, Cacá Rosset e Simone Spoladore, o longa mostra a história de uma órfã portuguesa trazida para o Brasil para ser casada com um colono. Na época, essa prática era adotada pelos jesuítas para evitar que portugueses se casassem com mulheres que não eram cristãs.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário