Descontrole da pandemia no Brasil vira tema de reportagem do The New York Times
"Colapso na saúde do Brasil era previsto", afirma jornal americano
Foto: Reprodução/The New York TImes
O descontrole da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no Brasil foi pauta do jornal The New York Times que realizou uma reportagem especial sobre o colapso do sistema de saúde no último sábado (27). Na reportagem, o jornal americano descreve como a variante P1 a falta de uma orquestração política entre o executivo federal e os poderes estaduais e municipais, somada à desconfiança na ciência que conduziram o país ao descontrole da pandemia.
O jornal afirmou ainda, que é o pior momento da pandemia no Brasil e que são 300 mil pessoas mortas pela Covid-19. Os correspondentes do jornal visitaram hospitais do Rio Grande do Sul para relatar como as unidades de internação foram tomadas por pacientes jovens neste segundo pico da pandemia. Além disso, o texto lembra declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) classificando a Covid-19 de gripezinha e sugerindo que as vacinas poderiam trazer efeitos colaterais aos que as tomassem.
De acordo com os epidemiologistas ouvidos pela reportagem, o Brasil teria evitado a situação atual se o governo tivesse promovido o uso de máscaras e o distanciamento social, além de ter iniciado as negociações de acesso às vacinas contra o coronavírus mais cedo.