Desembargador José Rotondano é eleito presidente do Tribunal de Justiça da Bahia
Com 32 votos favoráveis, ele vai suceder a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende na Corte

Foto: Divulgação
O desembargador José Rotondano foi eleito novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), na manhã desta quarta-feira (19). Com 32 votos favoráveis, ele vai suceder a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende na Corte.
Natural de Santa Inês, no Vale do Jiquiriçá, o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano é formado em Direito pela Faculdade de Direito de Ilhéus. Ele acumula experiências como Promotor de Justiça nas Comarcas de Casa Nova, São Francisco do Conde, Vitória da Conquista e Camaçari.
Em 2013 foi empossado desembargador do TJ-BA, foi eleito vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) em 2016, e assumiu a Presidência do órgão no biênio 2017-2019. De 2019 a 2021, também desempenhou os cargos de Corregedor Eleitoral e Vice-Presidente no órgão.
Em 2022, tomou posse como Corregedor-Geral do TJBA e foi eleito Presidente do Fórum Fundiário Nacional das Corregedorias-Gerais dos Tribunais de Justiça no mesmo ano. Já em 2024, foi empossado como Conselheiro do CNJ.
A eleição é para o biênio 2026-2028 e, além da presidência, os 63 desembargadores aptos a votar também escolheram os candidatos dos outros cinco cargos: 1º vice-presidente; 2° vice-presidente; corregedor-geral da Justiça; corregedor do Foro Extrajudicial.
Foram eleitos, os desembargadores Josevando Souza Andrade (1ª Vice-Presidência); Mário Albiani Júnior (2ª Vice-Presidência); Salomão Resedá (Corregedor-Geral da Justiça); e Pilar Célia Tobio de Claro (Corregedora-Geral do Foro Extrajudicial).

LEIA TAMBÉM:
• Vídeo: 'Abraçarei qualquer projeto para o bem do povo e do judiciário', diz o desembargador Rotondano, candidato à presidência do TJBA
• Rotondano recebe medalha Thomé de Souza e destaca a importância do Poder Judiciário


