• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Desembargador Nilson Soares Castelo Branco assume presidência do TJ-BA
Bahia

Desembargador Nilson Soares Castelo Branco assume presidência do TJ-BA

Solenidade de posse foi realizada nesta sexta-feira (4)

Por Da Redação
Ás

Desembargador Nilson Soares Castelo Branco assume presidência do TJ-BA

Foto: Gilberto Jr/Farol da Bahia

Ocorreu na manhã desta sexta-feira (4) a posse da nova mesa diretora do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA). Na solenidade, o desembargador Nilson Soares Castelo Branco assumiu a presidência da Casa para o biênio 2022/2024. Na ocasião, estiveram presentes o governador da Bahia, Rui Costa (PT), o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), e outras personalidades políticas do Estado.   

Também foram empossados a 1ª vice-presidente, Gardênia Pereira Duarte, a 2ª vice-presidente, Márcia Borges Faria, o corregedor-geral de Justiça, José Edivaldo Rocha Rotondano, além do corregedor das Comarcas do Interior, Edmilson Jatahy Fonseca Júnior. 

Em seu primeiro pronunciamento como novo presidente, o desembargador Nilson Soares Castelo Branco mencionou ter "plena consciência" da grande responsabilidade do "honroso cargo". Ele comentou ainda sobre a Operação Faroeste, que foi iniciada em 2019 e investiga desembargadores da Casa, o que deixou a imagem do TJ-BA "profundamente abalada". "Embora ainda abalado com essa tragédia moral, pouco a pouco se vai estabelecendo o conceito que está Corte sempre ostentou entre as Cortes do país", comentou.

Durante o discurso de despedida da presidência, o desembargador Lourival Almeida Trindade fez agradecimentos aos colegas do Judiciário e servidores do TJ-BA. "Não desaparecerão da memória do meu coração. Permanecerão até porque lembrando-me da canção: 'Fizeram do meu coração a sua moradia'. Tive o raro privilégio de conviver com os servidores e com a nossa equipe que tanto enaltecem o nosso Judiciário e que souberam desenvolver com tanta eficiência o nosso trabalho", disse ao completar "Muito obrigado a todos, sintam-se abraçados". 

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ministro Humberto Martins, também participou da solenidade, de modo virtual, e ressaltou estar à disposição dos novos dirigentes do TJ-BA e desembargadores. "Muitas bênçãos, muita sorte e compromisso com a magistratura, com a Bahia. Muita coragem e espírito de determinação para enfrentar os desafios que virão. Sobretudo, que os novos dirigentes façam valer o seu tempo e dediquem-se de corpo e alma, disse o ministro.  

Os desembargadores Carlos Roberto, Silvia Zarif, Mario Hirs, Ivete Caldas, Heloísa Graddi, Inês Maria, Augusto Lima Bispo, Antônio Cunha, João Bosco, Adenilson Barbosa e Regina Helena não compareceram presencialmente, mas acompanharam a posse na sala virtual. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário