Desemprego cai em apenas dois estados no quarto trimestre de 2023
Segundo o IBGE, queda foi registrada no Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte
Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (16), revela que a taxa de desemprego no Brasil teve queda em duas das 27 Unidades da Federação no quarto trimestre de 2023.
Os estados do Rio de Janeiro (de 10,9% para 10%) e do Rio Grande do Norte (de 10,1% para 8,3%) foram os únicos em que o desemprego apresentou uma queda estatisticamente significativa entre os meses de outubro e dezembro. Por outro lado, houve aumento em Rondônia (de 2,3% para 3,8%) e Mato Grosso (de 2,4% para 3,9%). Nas demais UFs, não foi registrada variação significativa.
"Diversos estados do país apresentaram tendência de queda, mas só em dois deles a retração foi considerada estatisticamente significativa. No Rio de Janeiro, houve crescimento acentuado da ocupação, principalmente nas atividades industriais e de outros serviços. No caso do Rio Grande do Norte, o recuo da taxa foi influenciado pela redução do número de pessoas procurando trabalho no período”, explicou a coordenadora do IBGE, Adriana Beringuy.
Os dados mostram ainda que o país encerrou o trimestre terminado em dezembro com taxa de desemprego em 7,4%, patamar mais baixo para o período desde 2014 e com recorde histórico de trabalhadores ocupados. No trimestre anterior, a taxa de desocupação era de 7,7%.