Desfile da Independência em Salvador altera trânsito e proíbe estacionamento em diversas vias do Centro
Esquema especial de tráfego começa na sexta-feira (6)
Foto: Bruno Concha/Secom
No desfile cívico da Independência do Brasil do feriado de Sete de Setembro, no próximo sábado (7), a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) montou um esquema especial para no trecho entre o Campo Grande e a Praça Castro Alves. A partir das 19h desta sexta-feira (6), mais de 15 barreiras fixas serão instaladas no entorno do desfile, e outras 35 barreiras móveis serão posicionadas a partir das 5h de sábado.
Como parte do esquema, haverá inversão do sentido de tráfego de veículos na Rua Gamboa de Cima e na Rua Presidente Kennedy, a partir das 5h do sábado. A circulação de veículos será proibida em diversas vias do Centro, incluindo a Avenida Euclydes da Cunha, Largo da Graça, Rua da Graça e a Avenida Sete de Setembro, além de outras ruas no entorno da área do desfile.
O estacionamento também será restrito a partir da meia-noite de sábado em diversas vias do Centro. Condutores devem retirar seus veículos das áreas afetadas antes do início das proibições. Para facilitar o acesso ao evento, cerca de 500 vagas de estacionamento Zona Azul serão disponibilizadas em locais como a Avenida Vale dos Barris, Rua do Salete e Rua Politeama.
Veículos com destino ao Centro da cidade deverão utilizar rotas alternativas, como a Avenida Lafayette Coutinho (Contorno) e Vale dos Barris. Já aqueles provenientes da Avenida Princesa Leopoldina, com destino ao bairro Graça, poderão optar pela Avenida Reitor Miguel Calmon, no Vale do Canela.
A Transalvador atuará monitorando o tráfego e coibindo estacionamento irregular. Uma via exclusiva será criada para o acesso de autoridades à Praça Dois de Julho. O estacionamento de ônibus a serviço do evento e veículos de autoridades também será organizado em áreas específicas, como a Ladeira da Montanha e o Largo do Campo Grande.
Além disso, veículos de serviços públicos, como ambulâncias e forças de segurança, terão prioridade e livre trânsito nas áreas interditadas, desde que devidamente identificados.