Brasil

Desmatamento na Amazônia atinge recorde em setembro, aponta Inpe

Como mostra o levantamento, a área desmatada no mês foi de 1.455 km²

Por Da Redação
Ás

Desmatamento na Amazônia atinge recorde em setembro, aponta Inpe

Foto: Arquivo/Agência Brasil

A área desmatada na Amazônia chegou, em setembro, ao maior registro da série histórica iniciada em 2015, de acordo com os dados do monitoramento por satélite Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados nesta sexta-feira (7).

Como mostra o levantamento, a área desmatada no mês foi de 1.455 km², maior que a do recorde anterior, de setembro de 2019 (1.454 km²). Quando analisado o mesmo mês no ano passado, houve um crescimento de 47,7%.

Com essa devastação, 70 milhões de toneladas de gás carbônico podem ter sido emitidos, segundo a ONG Observatório do Clima. Faltando apenas três meses para o fim de 2022, o desmatamento acumulado neste ano já superou o registrado de janeiro a dezembro de 2021.

O bioma registrou o maior número de queimadas em 12 anos. Ainda de acordo com o Inpe, o número de queimadas registradas no bioma em setembro foi de 41.282, o maior desde 2010. Comparado ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 147%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário