Despesas de brasileiros em supermercados aumentam 8% no 3º trimestre de 2022
Média do terceiro trimestre deste ano foi de R$ 89,78, a maior cesta registrada até o momento
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Entre os meses de julho e setembro deste ano, o brasileiro gastou mais com alimentos nos supermercados e atacarejos, no entanto, conseguiu comprar uma quantidade menor de produtos, de acordo com o estudo “Neogrid Insights: Panorama do Mercado de Bens de Consumo”. O levantamento aponta que o valor médio das despesas nos supermercados aumentou 7,9% em relação ao primeiro trimestre deste ano.
No custo, a média do terceiro trimestre foi de R$ 89,78, a maior cesta registrada até o momento. Na análise da quantidade de itens, foi registrado um índice de 12,92 produtos no último trimestre. Nos primeiros três meses do ano, a média de mercadorias adquiridas era de 13,36.
Segundo o estudo, que analisou notas fiscais de mais de 60 mil pontos de vendas no último trimestre, os resultados refletem diretamente os efeitos da inflação na economia doméstica. Das nove categorias de produtos da cesta total, sete apresentaram alta no valor do ticket médio. As maiores altas foram registradas nas carnes e aves e nas bebidas alcoólicas.
Entre as carnes, o custo , que era de R$ 47,82 no primeiro trimestre, foi para R$ 53,81 na última pesquisa referente ao período de julho a setembro. Já as bebidas alcoólicas, saiu de 6,5 nos três primeiros meses do ano para 8,12 no último trimestre. O ticket também subiu de R$ 41,89 para R$ 46,59.