Dessalinizador do programa Água Doce é exposto no Salvador Shopping
O equipamento vem melhorando as condições de vida dos moradores do semiárido baiano

Foto: Divulgação
Um dessalinizador que transforma água salobra em água potável, do Programa Água Doce (PAD), está sendo exibido até hoje (07) no pislo L1 do Salvador Shopping. A iniciativa tem como intuito conscientizar a população que o equipamento vem melhorando as condições de vida dos moradores do semiárido baiano.
O sistema de dessalinização funciona como um filtro que consegue retirar da água salobra ou salina a quantidade de sais imprópria para consumo humano, produzindo dois efluentes, o permeado (água dessalinizada) e o concentrado.
Sobre o PAD/Bahia - Foi concebido e elaborado de forma participativa, unindo a participação social, proteção ambiental, envolvimento institucional e gestão comunitária local. De acordo com o programa, as comunidades contempladas com os sistemas dessalinizadores são escolhidas, utilizando-se como critério o Índice de Condição de Acesso à Água (ICAA), levando em consideração fatores como pluviometria, intensidade de pobreza, taxa de mortalidade infantil e o índice de desenvolvimento Humano (IDH). Em funcionamento no estado desde 2012, o convênio da Bahia é o maior no âmbito do Água Doce, o que coloca como referência na execução do programa junto ao Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR).