Desvio de emendas parlamentares: PF pede inquérito para investigar senador do PL, líder no governo Jair Bolsonaro
Três deputados do PL já foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR)
![Desvio de emendas parlamentares: PF pede inquérito para investigar senador do PL, líder no governo Jair Bolsonaro](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/200218/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=a79ae03f8c87878c616d31dc375ecd6f)
Foto: Reprodução/Jefferson Rudy/Agência Senado
A Polícia Federal (PF) solicitou a abertura de um inquérito para investigar possíveis desvios relacionados a emendas parlamentares do senador Eduardo Gomes (PL-TO). Ele ocupa o cargo de 1° vice-presidente do Senado, foi líder do governo Jair Bolsonaro (PL) no Congresso Nacional e, em 2019, atuou como um dos relatores do orçamento para o ano seguinte.
O pedido da PF foi feito durante a Operação Emendário, que está investigando o envolvimento de parlamentares em irregularidades na destinação de recursos públicos. Três deputados do PL já foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
A PF identificou mensagens em aparelhos eletrônicos apreendidos na investigação, em que o ex-assessor de Eduardo Gomes cobra o pagamento de valores de Carlos Lopes, secretário parlamentar do deputado Josimar Maranhãozinho (PL-MA).
Lopes é apontado como responsável pela elaboração de ofícios e planilhas, além de articular emendas com outros parlamentares sob a orientação de Maranhãozinho. A investigação segue em andamento, e o senador Eduardo Gomes ainda não se manifestou sobre o caso.