Detento é responsabilizado por crime de estupro ocorrido há mais de 10 anos após coleta de material genético na Bahia
Preso por homicídio responderá por outros dois crimes, um deles ocorrido no estado de Pernambuco

Foto: Divulgação
Um detento, que não teve a identidade divulgada, preso em uma penitenciária da cidade de Juazeiro, no interior da Bahia, foi responsabilizado nesta sexta-feira (4), por um caso de estupro cometido em 2014. A conclusão das investigações foi possível após a coleta de uma nova amostra no Banco de Perfis Genéticos de Crimes Sexuais.
O custodiado, preso na Bahia pelo crime de homicídio, é investigado por outros crimes sexuais. Uma nova amostra genética do indivíduo foi coletada por peritos da Coordenadoria Regional de Polícia Técnica (CRPT) de Juazeiro, em cumprimento a uma determinação judicial do estado de Pernambuco.
O material coletado do suspeito foi compatível com o encontrado em um caso de estupro de 2014, que até então não havia um autor identificado. O perito criminal e coordenador de Genética Forense, Luis Rogério Machado, explica que, na época do crime, um vestígio genético havia sido coletado e armazenado, o que permitiu a identificação do autor do crime mesmo após 10 anos do crime.
A nova coleta ainda aponta a relação do custodiado com outro crime ocorrido no estado de Pernambuco. Não foram divulgadas informações sobre alteração do cumprimento de pena do indivíduo após atribuição dos novos crimes.
O Banco de Perfis Genéticos permite comparações automáticas entre milhares de perfis cadastrados, e contribui diretamente para a elucidação de crimes e o fortalecimento da justiça.