• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Devotos prestam homenagens a Santa Luzia em Salvador; confira a programação

Devotos prestam homenagens a Santa Luzia em Salvador; confira a programação

A celebração será na Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Devotos prestam homenagens a Santa Luzia em Salvador; confira a programação

Foto: Reprodução/Otávio Santos/Secom PMS

A protetora da visão e padroeira dos oftalmologistas, Santa Luzia, será homenageada na sexta-feira (13), na Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, localizada no bairro Comércio, em Salvador.

A programação contará com Celebrações Eucarísticas às 15h e às 17h, além de uma Missa Solene às 10h, seguida de procissão pelas principais ruas do bairro. Antes disso, foram celebradas missas às 6h e 8h.

Luzia era considerada uma jovem bela e graciosa, nasceu em uma família rica e cristã, na Itália, no ano de 283. Ela perdeu o pai aos cinco anos e cresceu sob os cuidados da mãe, que sofria com graves hemorragias. Um dia, em uma missa que falava sobre a cura da mulher que sofria com a doença, Luzia pediu que a mãe dela fosse curada e foi rezar junto à imagem de Santa Águeda e, então, a cura aconteceu. 

Após a cura, elas começaram a distribuir todos os bens aos pobres. Um jovem, ao perceber que Luzia e a mãe eram cristãs, denunciou às autoridades. Luzia se mostrou firme e sofreu diversas crueldades, entre elas, tentaram queimá-la viva, mas as chamas nada fizeram contra ela. 

Por fim, os soldados arrancaram os olhos de Luzia e os entregaram em um prato à jovem, mas outros olhos nasceram na face dela. Apesar das crueldades, elas não renegam a fé em Jesus Cristo, então mandaram degolar a menina, em 13 de dezembro de 304. 

A partir disto, neste dia teve início a devoção à Santa Luzia, primeiro na Itália e depois na Europa inteira. Hoje ela é conhecida como a "Santa da Visão".    
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário