Devotos se reúnem na Igreja do Bonfim, em Salvador, para agradecer pelas conquistas do ano: 'Sexta-feira da Gratidão'
A iniciativa completa 16 anos em 2024; confira os horários das celebrações
Foto: Reprodução/JeffersonPeixoto/Secom PMS
As bênçãos da "sexta-feira da Gratidão", tradição da capital baiana sempre celebrada na última sexta-feira do ano, começou às 5h desta manhã (27), na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim. A expectativa é de que, até o final do dia, o templo religioso receba milhares de baianos e turistas, que irão agradecer pelas conquistas alcançadas durante o ano.
A última sexta-feira do ano é marcada por uma série de celebrações e manifestações de fé. Ao todo, serão 13 celebrações religiosas, uma por hora, até as 18h. As próximas ocorrerão às: 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 17h e 18h.
A iniciativa completa 16 anos em 2024 e surgiu a partir de um hábito natural dos baianos de ir a Igreja do Bonfim em sinal de agradecimento pelo ano que passou. As missas também serão transmitidas ao vivo às 11h e 17h através das redes sociais da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.
Segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), terá mudanças no trânsito no bairro do Bonfim para o evento das 4h às 21h nas vias Largo do Bonfim, Ladeira do Bonfim e Largo da Baixa do Bonfim.
Serão posicionadas barreiras móveis em pontos estratégicos, incluindo:
Avenida Dendezeiros do Bonfim/Rua da Imperatriz;
Largo da Baixa do Bonfim/Ladeira do Bonfim;
Ladeira do Bonfim/Acesso Lateral da Igreja;
Largo do Bonfim (Parte Alta) / Rua Plínio de Lima;
Largo da Baixa do Bonfim;
Avenida Dendezeiros do Bonfim/Praça Irmã Dulce;
Rua Travasso de Fora/Rua Henrique Dias;
e Largo do Bonfim/Igreja/Baixa do Bonfim/Ladeira do Bonfim.
Terá uma fiscalização intensiva no trânsito, além do isolamento do Largo em torno da Igreja do Bonfim e a proibição de estacionamento na Ladeira do Bonfim, entre 4h e 18h, nas vias Ladeira do Bonfim e Largo do Bonfim (atrás da igreja); o estacionamento de ônibus será vetado na frente da igreja.
Retornos e acessos serão canalizados, e o tráfego será desviado em pontos estratégicos, como os da Rua da Imperatriz e o semáforo próximo ao Largo.