Devotos se reúnem no Centro Histórico de Salvador para homenagear Santa Bárbara
A festa é Patrimônio Imaterial da Bahia
Foto: Paula Fróes/GOVBA
A festa de Santa Bárbara, que acontece na próxima quinta-feira (4), é marcada pelo sincretismo religioso e tem uma importância enorme para a cultura e hábitos da cidade do Salvador. Nas religiões de matriz africana, a santa é representada por Iansã. Tradicionalmente, católicos, candomblecistas e umbandistas se reúnem no Largo do Pelourinho, para acompanhar a missa campal. A festa é Patrimônio Imaterial da Bahia e leva milhares de fiéis ao Centro Histórico todos os anos, com um cenário vermelho e branco. Além do ato religioso, a festa terá atrações de samba, que são características da data.
A programação é realizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em parceria com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) e o Centro de Culturas Populares e Identitárias da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (CCPI/SecultBA). Na data em que se homenageia a Santa, os devotos farão uma alvorada festiva às 5h, seguida de repique de sinos às 6h. A Missa campal será às 8h, presidida pelo capelão, padre Jonathan de Jesus da Silva. Logo após a Celebração Eucarística acontecerá uma procissão, que sairá da Igreja do Rosário de Pretos, passará pelas ruas Gregório de Mattos, João de Deus, Terreiro de Jesus, Praça da Sé e Ladeira da Praça. Ao chegar ao Corpo de Bombeiros (Barroquinha), os devotos farão uma parada para homenagear a padroeira da corporação e, logo após, seguirão para a Baixa dos Sapateiros, Rua Padre Agostinho e Pelourinho.
Nesta terça (3), às 15h30, quem desejar saber mais sobre Santa Bárbara poderá participar do colóquio “Origem e expansão da Festa de Santa Bárbara no Centro Histórico de Salvador: fé e tradição religiosa”, palestra mediada pela historiadora e membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), professora Lúcia Góes.
Sabia um pouco mais sobre Santa Bárbara
A Santa é reconhecida por proteger seus devotos durante as grandes tempestades. O dia 04 de dezembro é a data simbólica para que os devotos se reúnam e rendam homenagens. Antes, a imagem de Santa Bárbara ficava no Morgado de Santa Bárbara, no pé da Ladeira da Montanha. Depois do incêndio, ela foi transferida para a Igreja do Corpo Santo. Atualmente, ela está na Igreja da Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Largo do Pelourinho, e de lá que saem os cortejos. Na tradição católica, um trovão soou e um relâmpago caiu na hora da sua morte. Padroeira dos bombeiros e dos mercados, que costumam distribuir carurus nesta data, a celebração a Santa Bárbara é feita há mais de 300 anos, sendo uma manifestação predominantemente popular. Para as religiões afro-brasileiras, Iansã é um dos mais conhecidos orixás.
Programação - Festa de Santa Bárbara
Missa Campal - Realização: Igreja Rosário dos Pretos
Quando: 04/12, às 8h
Onde: Largo do Pelourinho
Gratuito
Clarins do Mestre Grimaldo
Quando: 04/12, às 8h
Onde: Largo do Pelourinho - Sacadas do Centro de Culturas Populares e Identitárias
Gratuito
Jorginho Comancheiro
Quando: 04/12, 14h às 15h30
Onde: Largo do Pelourinho
Gratuito
Tambores e Cores
Quando: 04/12, 16h às 17h30
Onde: Largo do Pelourinho
Gratuito
Samba de Oyá
Quando: 04/12, 18h às 19h30
Onde: Largo do Pelourinho
Gratuito
Gal do Beco
Quando: 04/12, 20h às 21h30
Onde: Largo do Pelourinho
Gratuito
Pagode da Urna
Quando: 04/12, 13h às 14h30
Onde: Largo Pedro Archanjo
Gratuito
Adonay e Grupo Samba Paraguaçu
Quando: 04/12, 15h às 16h30
Onde: Largo Pedro Archanjo
Gratuito
Burungundum
Quando: 04/12, 17h às 21h
Onde: Largo Pedro Archanjo
Gratuito
Ensaio dos Blocos/Samba Fogueirão/ Samba Jaké
Participação: Alan Dudu/ Neivaldo do Tchaco
Quando: 04/12, 16h às 21h
Gratuito