Dez cidades baianas receberão doses de vacina contra a dengue
Cerca de 15 mil doses do imunizante serão encaminhadas aos municípios
Foto: Divulgação
Dez municípios baianos receberão doses de vacina contra a dengue após resolução acordada na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância que reúne gestores municipais e estadual de saúde, realizada na última segunda-feira (1°). A divisão foi tomada com base na autorização do Ministério da Saúde para a redistribuição de vacinas com o prazo de validade até 30 de abril.
Cerca de 15 mil doses do imunizante serão encaminhadas de municípios que já estavam realizando a vacinação para os selecionados pela pasta federal. Os municípios que receberão as doses são: Vitória da Conquista, Serrinha, Jacaraci, Caetité, Barra do Choça, Teixeira de Freitas, Morro do Chapéu, Piripá, Macaúbas e Bonito. Esses municípios foram selecionados pelo Ministério da Saúde, por causa do número de casos prováveis absolutos notificados em 2024.
A logística de redistribuição ficará a cargo da Secretaria da Saúde do Estado. Durante a reunião, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou que os municípios que se comprometeram a receber as doses devem trabalhar para que as doses sejam todas utilizadas.
“Precisamos contar com o empenho dos dez municípios selecionados a fim de não perder nenhuma das doses. O Estado também está disponível no apoio aos municípios”, destaca Roberta Santana.
De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, essa orientação para redistribuição das vacinas veio do Ministério da Saúde com o objetivo de fazer com que nenhuma vacina seja perdida. “O público para a vacinação permanece o mesmo, de 10 a 14 anos. É muito importante que os pais se conscientizem da necessidade da vacinação e levem os seus filhos aos postos”, afirma.
Ao todo, na Bahia, foram notificados 95.890 casos prováveis da doença até o dia 30 de março de 2024, registrando um Coeficiente de Incidência (CI) de 678,1 de casos por 100 mil habitantes. No mesmo período de 2023, foram notificados 15.070 casos prováveis, o que representa um aumento de 536,6%. No total, 275 municípios da Bahia estão em estado de epidemia de Dengue. Outros 56 estão em risco e 16 em alerta.