Michel Telles

Dia da família: brincadeiras de pais e filhos para ficar na memória!

Veja algumas dicas para criar inúmeras maneiras de se divertir com a garotada com brinquedos convencionais

Por Michel Telles
Ás

Atualizado
Dia da família: brincadeiras de pais e filhos para ficar na memória!

Foto: Divulgação Assessoria

Dia Internacional da Família, 15 de maio, é um bom momento para reunir os pais, filhos e parentes para fortalecer os laços afetivos e criar lembranças inesquecíveis. O simples ato de brincar juntos, mesmo com brinquedos e brincadeiras convencionais, passados de geração em geração, não só cria momentos de descontração como também estimula a mente e a comunicação entre os familiares, além de evitar o uso excessivo de tecnologia.

Os filhos são os maiores beneficiados com a brincadeira em família, segundo a psicóloga e professora do ensino fundamental Eunice do Espírito Santo. “Quando a criança interage com a família ela desenvolve a linguagem, as habilidades motoras e cognitivas. Além disso, a presença dos pais, avós, tios, fortalece os vínculos afetivos”, afirma.

Ideias para garantir a diversão – O segredo para garantir momentos alegres e descontraídos entre pais e filhos está na criatividade. “E os brinquedos convencionais ou offline dão um leque de possibilidades para soltar a imaginação e criar a brincadeira que quiser”, afirma Bruno Pereira, diretor de marketing da Zucatoys, indústria paulista de brinquedos.

Os pais podem mergulhar no mundo imaginário dos filhos e até contribuir com ideias para dar mais emoção e realidade às brincadeiras. Confira algumas dicas:

- Organize alguns dias da semana para reunir a família para brincar. Faça um cronograma ou uma lista com diferentes brincadeiras para fazer, como por exemplo, um dia para brincar de cozinhar, outro de piquenique, de jogos, corrida de carrinho ou barco, e o que a vontade e a imaginação mandarem.

- Os clássicos blocos de montar, que atravessam gerações, prendem a atenção tanto dos adultos como das crianças. Já existem no mercado marcas, como a Blocz, que conta com blocos e bonecos de tamanho médio, colecionáveis e temáticos para crianças a partir de 3 anos brincarem com segurança.

- Brincar de cozinhar e cuidar da casa pode ficar ainda mais divertida e gostosa dentro de uma ‘barraquinha’ montada com lençol sobre a mesa ou preso no varal do quintal, e com comidinha de verdade (um bolinho, sanduíche e frutas cortadas, por exemplo). Para dar um ar mais realista à brincadeira, há brinquedos que reproduzem os acessórios e eletrodomésticos modernos, como Chef Kids da Zucatoys. A linha conta com panelinhas, cooktop, cafeteira de cápsulas e até air fryer em miniatura.

- Crianças adoram se embelezar. Hoje existem kits de beleza da Zucatoys, com escova, secador e chapinha de brinquedo e até uma mini penteadeira para a criança brincar de cabeleireiro ou se produzir com a mãe.

Na hora da brincadeira, o ideal é a criança ter a possibilidade de escolher. Mas o importante é “a família tomar iniciativa estimulando a brincadeira em conjunto”, aconselha Eunice. Pois, “os pequenos precisam deste contato interpessoal para desenvolver a capacidade de socialização”, conclui.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário