Dia da Pizza: especialista destaca opções saudáveis e menos calóricas

Um dos pratos preferido dos brasileiros é comemorado neste sábado (10)

Por Da Redação
Ás

Dia da Pizza: especialista destaca opções saudáveis e menos calóricas

Foto: Getty Images

Durante o isolamento social, medida necessária para combater a propagação do novo coronavírus, muitas pessoas passaram a aproveitar o tempo em casa para testar novas receitas na cozinha, principalmente as que seguem a linha ‘low carb’. A pizza, por exemplo, tem receitas especiais que utilizam ingredientes leves e recheios nutritivos que permitem o consumo mais saudável. Normalmente, a versão tradicional da pizza tende a ser preparada com ingredientes de alto teor calórico e carboidratos refinados, além de recheios ricos em gorduras saturadas. Para comemorar o Dia Nacional da Pizza neste sábado (10), que tal aprender novas receitas?  

Especialistas afirmam que adaptar a receita tradicional da pizza com itens mais saudáveis e nutritivos possibilita consumir o prato com mais frequência e, além disso, "sem culpa". De acordo com a engenheira de alimentos e gerente de pesquisa e desenvolvimento da Jasmine Alimentos, Melissa Carpi, a elaboração de produtos cada vez mais saborosos vem sendo uma estratégia crescente da indústria de alimentos saudáveis no mundo. "Essa tendência global é a prova de que é possível consumir produtos mais saudáveis de forma prática, apenas substituindo a farinha de trigo refinada pela integral, com impacto super positivo à saúde”, afirma. 

Para dar dicas pensando na biodisponibilidade de nutrientes e na promoção do bem-estar físico e mental, a engenheira de alimentos elaborou duas receitas de pizza feitas à base de massas nutritivas e recheios saudáveis. Confira: 

Pizza Napolitana Low Carb

Ingredientes

-1 xícara (chá) de Farinha de Chia 
-1 xícara (chá) de Farinha de Linhaça marrom 
-3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
-1 colher (sopa) de fermento químico
-2 ovos (podem ser substituídos por ovos veganos)
-1 xícara (chá) de água
-Sal a gosto

Sugestão de recheio

-Molho de Tomate Orgânico com Manjericão 
-Queijo vegano ou queijo muçarela (de búfala é ainda mais saudável)
-Tomate cereja
-Folhas de manjericão fresco

Modo de preparo: bata os ovos, junte o azeite e, aos poucos, acrescente as farinhas. Adicione a água e misture bem até formar uma massa. Coloque o fermento e mexa novamente. Tempere com sal e coloque em um prato untado com azeite. Deixe descansar por 20 minutos. Asse por aproximadamente 20 minutos. Cubra com o queijo e o tomate e termine de assar por mais 15 minutos. Decore com manjericão e sirva.

Benefícios: farinhas de chia e linhaça agregam alto valor nutritivo de gorduras monoinsaturadas, ômega-3 vegetal e fibras prebióticas à receita. Dessa forma, é possível reduzir o teor de carboidratos, como é comum na pizza tradicional. A sugestão de recheio é leve e ajuda a dar um sabor harmonioso na preparação, devido ao manjericão fresco.

Pizza Integral de Cogumelos

Ingredientes

-2 xícaras (chá) de Farinha Integral 
-½ xícara (chá) de Linchia (Linhaça + Chia) 
-3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
-1 colher (sopa) de fermento químico
-2 ovos
-1 xícara (chá) de água
-Sal a gosto

Sugestão de recheio

-Passata Orgânica 
-Queijo muçarela
-Cogumelo Shitake picado (pode ser substituído por Shimeji ou Porto Belo)
-Folhas de rúcula

Modo de preparo: bata os ovos, junte o azeite e, aos poucos, acrescente a farinha integral e a linchia. Adicione a água e misture bem. Coloque o fermento e mexa. Tempere com sal e coloque em um prato untado com azeite. Deixe descansar por 20 minutos.Coloque no forno por aproximadamente 30 minutos para assar bem a massa integral. Cubra com o recheio e asse por mais 15 minutos. Decore com as folhas de rúcula e sirva.

Benefícios: a receita de pizza com farinha de trigo integral traz um sabor semelhante à pizza tradicional, contudo, apresenta maior teor de fibras solúveis, ajudando na absorção controlada do carboidrato da própria massa. O recheio de cogumelos fornece alto índice de vitaminas e minerais, tornando a preparação ainda mais saudável.

Pizza 

Criada na Itália, a pizza se popularizou no mundo inteiro. Atualmente, o Brasil é o segundo país do mundo no ranking global de consumo de pizzas, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Por dia, mais de um milhão de pizzas são consumidas no país. 

Uma pesquisa da Galunion, em parceria com o Instituto Qualibest, aponta que, na pandemia, 93% das pessoas adotaram de vez o hábito de cozinhar em casa. Além disso, em relação aos alimentos de maior preferência, o levantamento afirma que a pizza representa 73% da escolha entre os entrevistados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário