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Economia

Dia das Crianças: Fecomércio estima crescimento de 7% nas vendas do varejo na Bahia

Lojas de roupas, tecidos e calçados possuem uma estimativa de 14% no crescimento das vendas

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Dia das Crianças: Fecomércio estima crescimento de 7% nas vendas do varejo na Bahia

Foto: Thomas G./Pixabay

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio BA) estima um crescimento de 7% nas compras do varejo, no estado, em outubro – quando comparado com o ano passado. A previsão é que estas compras sejam impulsionadas pelo Dia das Crianças, e o setor fature R$ 6,5 bilhões neste mês.  

Com base na análise da Fecomércio, as vendas serão estimuladas pela queda dos preços de produtos e acesso facilitado ao crédito. O líder na lista de redução dos preços é o celular (-6,39%), em seguida vem a bicicleta (-4,23%), televisão (-2,78%) e o computador pessoal (-1,95%).

Esses são produtos de valor um pouco mais altos, e os clientes costumam comprá-los através de financiamento, carnês e parcelamentos. O maior acesso ao crédito contribui com a facilidade nas compras parceladas, devido ao menor risco de inadimplência, além da redução de 23 mil famílias com contas em atraso em Salvador.

As lojas de roupas, tecidos e calçados devem crescer em 14% nas vendas. Nesse segmento, alguns produtos registram queda nos preços, a calça comprida infantil registrou queda de 3,18%, o conjunto infantil (-1,85%) e o tênis (-1,11%). Outros itens apontam aumento nos preços, como a sandália/chinelo (+1,04%), o vestido infantil (+1,42%) e a camiseta infantil (+2,66%).

Alguns produtos registram alta mais expressiva, os livros didáticos (+10,76%), o sapato infantil (+8,06%) e o aparelho de som (+7,08%). Outras Atividades terão aumento de 4% nas vendas, com segmentos que incluem materiais esportivos, loja de brinquedos, lojas de chocolate, joalherias, entre outros. Lojas de Eletrodomésticos e eletrônicos devem ter aumento anual de 3%.

"O bom momento econômico que a Bahia vem observando desde o 2º trimestre traz otimismo para o comércio em suas datas comemorativas. Após um Dia dos Pais positivo, agora é a vez do Dia das Crianças. Embora seja um público mais específico, essa data tem forte relevância para o varejo e influencia as vendas para este final de ano, animando os empresários para a Black Friday e o Natal”, declara o consultor econômico da Fecomércio BA, Guilherme Dietze.

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