• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Dia das Crianças: Instituto dá dicas para evitar problemas ao comprar brinquedos
Brasil

Dia das Crianças: Instituto dá dicas para evitar problemas ao comprar brinquedos

Data será comemorada nesta segunda-feira (12)

Por Da Redação, Agência Brasil
Ás

Dia das Crianças: Instituto dá dicas para evitar problemas ao comprar brinquedos

Foto: Agência Brasil

Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), verificar a classificação etária e procurar marcas e lojas de confiança são algumas maneiras de evitar problemas na compra de brinquedos para o Dia das Crianças, comemorado na próxima segunda-feira (12).

“A primeira orientação é verificar se a classificação etária corresponde à criança. Tem produtos que não são adequados para crianças abaixo de certa idade. O objetivo é evitar problemas como de ingestão de peças pequenas”, destaca o advogado do instituto Igor Marchetti.

Marchetti reforça que o brinquedo precisa ter o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “O Inmetro é o instituto responsável por classificar e garantir a segurança, com vários testes.” Ainda segundo ele, comprar de marcas conhecidas não é garantia que o brinquedo não causará danos, mas abre a possibilidade de ter atendimento no caso de uma reclamação. “Optar por empresas que tem a identificação, contato para que eventuais problemas possam ser reparados e defeitos possam ser consertador mediante questionamento”, disse.

Após a compra, é importante que os pais leiam o manual de instruções e acompanhem a criança, para ver se o produto corresponde ao apresentado na embalagem. “ O controle e acompanhamento dos pais é muito importante no momento da brincadeira. Não é só entregar o brinquedo para os seus filhos”, ressalta. Em caso de problemas, o advogado explica que é possível pedir a troca do produto ou a devolução do valor pago em um prazo de 90 dias após a identificação do defeito. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário