Dia das Mães: presentes e serviços estão 7,2% mais caros do que em 2022
Desde o início da pandemia, os preços ficaram 26,9% mais altos
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Os produtos e serviços mais buscados para o Dia das Mães estão, em média, 7,2% mais caros neste ano do que o observado em 2022. Desde o início da pandemia, os preços ficaram 26,9% mais altos.
Os dados são de um levantamento feito pela XP com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o G1, o economista da XP, Alexandre Maluf, afirma que são vários os fatores que explicam o movimento de alta dos preços, como o avanço do setor de Serviços após a reabertura da economia pós-pandemia, os maiores custos com salários e energia, e até a variação das commodities no exterior.
O aumento dos preços também varia conforme o presente. Nos restaurantes, por exemplo, quem pretende levar suas mães para comer fora de casa devem pagar 8% a mais do que no ano passado.
Aqueles que preferem dar roupas podem sentir o impacto dos preços do algodão, que registrou um preço recorde no ano passado.
Já os que optarem por apresentar as mães com maquiagens e perfumes ainda devem se deparar com preços mais altos por causa dos aumentos relacionados à indústria petroquímica, que foi afetada pelo aumento nos preços do petróleo e gás natural em meio à guerra na Ucrânia.
Se o presente for uma viagem, os preços também estão mais altos em hospedagem e pacotes turísticos. “O período da pandemia foi muito severo para o setor de turismo e, agora, essas empresas querem recompor suas grandes perdas, ao mesmo tempo em que a população também está mais ávida a viajar”, diz Maluf.
Além disso, o valor da passagem aérea também subiu. "O aumento no preço dos combustíveis na aviação, que significa 30%, 40% dos custos do setor, por conta da subida do preço no petróleo, explica as passagens mais caras”, finaliza o economista.