Dia de Santa Luzia será celebrado com procissão em Salvador
Conheça um pouco da sua história;
Foto: Reprodução
Celebrada nesta sexta-feira (13), a festa em homenagem a Santa Luzia, padroeira dos oftalmologistas e protetora da visão, será marcada por missas na igreja dedicada a ela, no Comércio, em Salvador. Além disso, uma procissão pelas principais ruas do bairro também está na programação.
Na Paróquia Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, que fica na Praça do Pilar, haverá missas às 6h, 8h, 15h e 17h.
Em agradecimento pelos festejos e também em memória dos devotos falecidos, no sábado (14) será celebrada uma missa às 9h, no mesmo local.
Quem foi Luzia?
Nascida em uma família rica e cristã, na cidade de Siracusa, Itália, no ano de 283, Luzia era considerada uma das jovens mais belas do local. Aos cinco anos perdeu o pai e cresceu sob os cuidados da mãe, que sofria de graves hemorragias.
Certo dia, ao peregrinar na cidade de Catânia, Luzia e a mãe acompanharam o Evangelho pregado durante a missa, o qual falava sobre a cura da mulher que padecia de hemorragias. A jovem então pediu ao Senhor que a mãe ficasse curada e foi rezar junto à imagem de Santa Águeda. No mesmo instante, a cura aconteceu.
Em sua igreja, na capital, há uma gruta onde a água mina desde o século XVII, quando o templo ainda era uma pequena capela. A água, que corre dia e noite desta fonte que nunca secou, é procurada pelos devotos da santa, que lavam os olhos ou a acondicionam em uma garrafinha, para levar para casa.