Dia de São Pedro é celebrado com missas online
Salvador terá missa com limite de fieis
Foto: Reprodução
A Paróquia São Pedro, única da Arquidiocese de Salvador dedicada ao santo, celebrará uma missa presencial para 50 fiéis, nesta segunda-feira (29). No último domingo, outras paróquias realizaram missas - online e presenciais, com limite de público - em homenagem ao santo. Quando a solenidade cai num dia de semana, a celebração religiosa é adiantada ou postergada para o domingo, como foi o caso neste ano.
Na Paróquia de São Pedro, na Praça da Piedade, serão quatro missas - às 8h, às 10h, às 12h e às 16h. Cada celebração receberá somente 50 fiéis, que poderão entrar na igreja conforme a ordem de chegada. Serão duas pessoas por banco para respeitar as medidas de distanciamento social.
O dia 29 de junho foi escolhido para ocupar o lugar de uma antiga celebração pagã que exaltava as figuras de Rômulo e Remo, os mitos considerados fundadores da cidade de Roma.
Fiscalizações
A fiscalização em Salvador foi intensificada no final de semana, para evitar aglomerações no Dia de São Pedro. As vistorias foram feitas nos turnos diários e noturnos, com o objetivo de coibir aglomerações, festejos juninos e emissão sonora nas ruas e em estabelecimentos.
Ao longo da semana, foram desfeitas pela força-tarefa coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), com apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, 83 aglomerações formadas por causa dos festejos juninos. A Semop recebeu cerca de 500 denúncias de poluição sonora, comandando a apreensão de equipamentos, principalmente "paredões".
Para denunciar casos de aglomeração, basta ligar, gratuitamente, para o, 156, telefone do Fala Salvador.