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Economia

Dia dos Namorados: produtos ligados a data tiveram aumento de 4,14% nos últimos 12 meses

Serviços como academia, cinema, hotel e salão de beleza lideram alta; já alguns itens de presentes tiveram queda de até 1,31%

Por Da Redação
Ás

Dia dos Namorados: produtos ligados a data tiveram aumento de 4,14% nos últimos 12 meses

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

O Dia dos Namorados está chegando e os serviços mais procurados para a comemoração da data nesta quarta-feira (12), tiveram aumento médio de preços de 4,14% nos últimos 12 meses, diz pesquisa realizada pela FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas).

Já os produtos mais procurados para a data registraram aumento médio de 1,16% nos últimos 12 meses. O índice representa quase metade da inflação geral apurada no mesmo período, que foi de 3,28%. A alta dos serviços foi puxada pela academia de ginástica, cujo preço avançou 5,18%. O estudo tem como base 25 itens e serviços do IPC-S/FGV Ibre.

Além disso, outros itens da cesta de serviços que mais sofreram aumento foram: cinema (4,68%); hotel/motel (4,52%) e Salão de beleza (4,46%).

“A inflação no setor de serviços está tipicamente mais associada ao grau de rigidez dos custos do setor e à dinâmica da atividade econômica. Em 2023, o rendimento médio real teve um aumento de 7,5%. No mesmo ano, o PIB apresentou um crescimento de 2,9%. Em conjunto, esses fatores explicam o processo de pressão nos preços de serviços de lazer, hospedagem e cuidados pessoais”, declarou o economista do FGV Ibre Matheus Dias ao FGV.

Por outro lado, um dos produtos mais escolhidos como presente, a cesta teve uma queda média de -1,31%. As maiores reduções vieram principalmente dos cosméticos: sabonete (-7,25%), xampu, condicionador e creme (-2,59%), perfume (-2,02%), produtos eletrônicos também foram destaque na redução dos preços com celulares (-4,38%), computadores e periféricos (-4,06%).

Apesar das quedas, os produtos desejados para presente também apresentaram altas: livros (4,86%), relógio (4,16%), produtos para barba (4,15%) e cintos e bolsas (2,11%) registraram as altas mais expressivas dentre 19 produtos selecionados.

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