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Dia dos Pais: inflação de produtos sobem mais que o dobro do aumento médio, analisa Fecomércio-BA

O aumento médio geral da RMS é de 3,01%, mas saltou para 6,70% no acumulado de 12 meses

Por Da Redação
Ás

Dia dos Pais: inflação de produtos sobem mais que o dobro do aumento médio, analisa Fecomércio-BA

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Dia dos Pais, que será celebrado no próximo dia 13 de agosto, data tradicional do comércio no país, deve custar um pouco a mais no bolso dos consumidores, caso queiram comprar algum item tradicional para período. De acordo com o levantamento da Fecomércio-BA, federação filiada à CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), com base nas informações do IPCA-15, do IBGE, a inflação da cesta de produtos para o Dia dos Pais neste ano cresce 6,70%, mais que o dobro do aumento médio geral da região metropolitana de Salvador, de 3,01%, no acumulado em 12 meses. 

Dos 15 itens selecionados pela,10 estão com aumento anual, com destaque para os produtos de vestuário e calçados. A maior variação em um ano foi de sapato masculino, de 16,8%. Ainda nesse segmento, tênis apresentou alta de 12,29%, bermuda quase 9% e sandália, 7,99%.

É importante destacar que, embora os acumulados em 12 meses estejam elevados, esses itens já apresentam queda nos últimos meses, mas ainda não o suficiente para trazer preços mais baixos do que há um ano. Os custos majorados no ano passado trouxeram preços mais elevado, o que está sendo ajustado gradativamente agora. Outras elevações foram de perfumes (13,35%), produtos para barba (12,98%) e produtos para cabelo (11,21%). São itens que também sofreram o repasse do aumento de custo dos insumos.

No sentido inverso, quem tem contribuído para amenizar a inflação do Dia dos Pais é o setor de eletroeletrônico. Em um ano, os televisores, por exemplo, tiveram queda média na região de 17,97% e o computador pessoal retraiu 8,52%.

Mesmo com os preços subindo, em média, mais que a inflação oficial, a capacidade de consumo das famílias está muito melhor do que há um ano, ou seja, maior poder de consumo. De acordo com pesquisa da Fecomércio-BA, o índice de Intenção de Consumo das Famílias – ICF registrou aumento anual de 22,2% e o atual patamar do indicador, de 106,4 pontos em julho, é o mais elevado em 8 anos.

Esse cenário é possível diante do mercado de trabalho mais aquecido, maior disponibilidade de renda e preços mais acessíveis em relação ao ano passado. Lembrando que a cesta do Dia dos Pais do ano passado apresentou aumento de 13,1%.

Além disso, os principais itens para presente, como vestuário e calçados, são de valores relativamente mais baixos, diminuído a necessidade de crédito e comprometimento da renda no longo prazo. Desta forma, com o aumento no poder de compra, fica mais fácil a compra de roupas e calçados.

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