• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é celebrado nesta segunda (27)
Mundo

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é celebrado nesta segunda (27)

O holocausto é considerado por muitos historiadores como o maior crime já cometido contra a humanidade

Por Da Redação
Ás

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é celebrado nesta segunda (27)

Foto: Reprodução / Muzeum Auschwitz-Birkenau/Direitos Reservados©

Atualmente, no Brasil, tem surgido uma “onda” de apologia ao nazismo. Inúmeros casos estão sendo divulgados pela imprensa e redes sociais de pessoas portando a “suástica”, símbolo do nazismo. Recentemente, o secretário de cultura, Roberto Alvim, do governo Bolsonaro, foi demitido do cargo por fazer um discurso no qual usou frases semelhantes às usadas por Joseph Goebbels, ministro da Propaganda de Adolf Hitler, durante o governo nazista. Goebbels era antissemita radical e foi um dos idealizadores do nazismo.

Os nazistas chegaram ao poder na Alemanha em 1933, sob o comando de Adolf Hitler. A partir de um nacionalismo exacerbado, foram instauradas políticas de cunho racista de perseguição a minorias étnicas, especialmente os judeus. O regime alemão se aproximou de outros países que, à época, estavam sob o domínio de ideologias semelhantes para desencadear a Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945. Foi durante esse período que os campos de concentração fizeram a maior parte de suas vítimas.

Apologia ao nazismo é crime. O regime nazista assassinou cerca de seis milhões de judeus. Mas também foram vítimas da política extermínio ciganos, homossexuais e comunistas. Pelo campo de Auschwitz, passaram mais de 1 milhão das vítimas do regime.

O holocausto é considerado por muitos historiadores como o maior crime já cometido contra a humanidade. Para lembrar desta triste passagem da história mundial e para que nunca mais aconteça episódios semelhantes, a Organização das Nações Unidas (ONU), através de uma Assembleia Geral, pela resolução 60/7, de 1 de dezembro de 2005, criou o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

O 27 de Janeiro foi escolhido por ter sido a data, em 1945, que aconteceu a libertação do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, considerado o principal do regime nazista.

Historiadores e a comunidade judaica apoiam a lembrança da data com solenidades. “O holocausto foi uma das construções mais conhecidas do nazismo, que foi a barbárie elevada à enésima potência no século 20. [O Holocausto] não pode ser esquecido. Tem que ser lembrado e relembrado insistentemente, principalmente para as gerações mais jovens, até para se precaver”, defende o historiador Antônio José Barbosa, professor aposentado de História Contemporânea da Universidade de Brasília (UnB).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário