• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Dia mundial da água: ONU ressalta papel do recurso na prosperidade e na paz

Dia mundial da água: ONU ressalta papel do recurso na prosperidade e na paz

Para a agência, a gestão da água tem de ter em conta as novas realidades econômicas e sociais

Por Da Redação
Ás

Dia mundial da água: ONU ressalta papel do recurso na prosperidade e na paz

Foto: ONU News/Daniel Dickinson

O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente em 22 de março como forma de chamar a atenção para a importância da água doce e defender a gestão sustentável deste “bem vital e comum da humanidade”.

Em 2024, a data tem como foco o tema “Água para a Prosperidade e a Paz”, com mensagens da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, Unesco, e da Comissão Econômica da ONU para a Europa, Unece.

Segundo a Unesco, a gestão sustentável da água gera uma infinidade de benefícios para indivíduos e comunidades, incluindo saúde, segurança alimentar e energética, proteção contra riscos naturais, educação, melhoria dos padrões de vida e emprego, desenvolvimento econômico e uma variedade de serviços ecossistêmicos.

A agência defende que é através desses benefícios que a água leva à prosperidade e que a partilha equitativa desses benefícios promove a paz.

A edição de 2024 do Relatório Mundial de Desenvolvimento da Água das Nações Unidas destaca como desenvolver e manter a segurança hídrica e o acesso equitativo aos serviços de água.

De acordo com a Unesco, eventos recentes de epidemias globais a conflitos armados, enfatizaram que as condições sociopolíticas sob as quais a água é fornecida, gerenciada e usada podem mudar rapidamente.

Para a agência, a gestão da água tem de ter em conta as novas realidades econômicas e sociais, incluindo as alterações climáticas e geopolíticas e as suas implicações nos recursos hídricos. Alavancar a água para a prosperidade e a paz, portanto, requer ações além do domínio hídrico.

Os impactos das alterações climáticas, como as secas e as inundações, bem como a poluição e a crescente procura por água, estão colocando uma pressão crescente sobre os recursos hídricos, tanto nos países em desenvolvimento como nos desenvolvidos, e estão entre os principais motores da dinâmica da cooperação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário