Dia Mundial da Saúde Sexual: ambulatório oferece serviços para mulheres com disfunções sexuais em Salvador
Pacientes do Hospital das Clínicas recebem tratamento multidisciplinar a depender da necessidade
Foto: Ascom Hupes/Ebserh/Ufba
Nesta quarta-feira (4) é celebrado o Dia Mundial da Saúde Sexual, com o objetivo de estimular o debate sobre temas referentes às sexualidades. Em Salvador, o ambulatório de Sexualidade Feminina do Hospital das Clínicas oferece serviços voltado às mulheres diagnosticadas com disfunções sexuais, que podem não ser causadas por doenças subjacentes.
São disponibilizados cerca de 40 atendimentos mensais, cujas maior queixa é a falta de desejo sexual. Para ter acesso aos serviços, é necessário que a pessoa faça a solicitação na Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de casa.
As pacientes recebem tratamento multidisciplinar com atendimento médico, educação sexual, psicológica e fisioterapia, a depender da necessidade. O tratamento também pode ser com medicamentos, incluindo a terapia hormonal.
Segundo os especialistas, algumas causas comuns são estresse, consumo de drogas, álcool e cigarro, ou fatores que afetam o relacionamento, que acarretam no baixo libido, dor durante a relação sexual e contrações involuntárias dolorosas (espasmos) dos músculos ao redor da vagina (vaginismo).