Dia Mundial do Cacau: Brasil é 5° maior produtor do mundo
O estado Bahia é referência no cultivpro
Foto: Reprodução/Shutterstock
Em 26 de março, comemora-se o Dia Mundial do Cacau, matéria-prima do chocolate, que é unanimidade no mundo todo. Para comemorar este dia, trouxemos algumas curiosidades sobre o tema:
Segundo os botânicos o cacau é originário das cabeceiras do rio Amazonas, é um fruto típico da América Tropical, onde até hoje, é encontrado em estado silvestre, desde o Peru até o México. À época do descobrimento, era cultivado pelos índios, principalmente os Astecas, e os Maias.
No Brasil o cultivo do cacau começou em 1679, quando foi autorizado aos colonizadores cultivá-los em suas terras. Do Amazonas, ele foi para o Pará e de lá seguiu para Bahia e Espírito Santo. Mas foi aqui na Bahia, em razão do tipo de solo e clima, que ele se deu melhor.
A partir da década de 1770 a coroa portuguesa passou a incentivar o plantio de novas lavouras de exportação para diminuir a dependência do comércio do açúcar, o que impulsionou o cultivo.
Nas primeiras décadas do século XX, o cacau era o mais importante produto de exportação da Bahia e vários fazendeiros de origem humilde, proprietários de vastas plantações de cacau e de importantes casas comerciais, tornaram-se os novos ricos da sociedade baiana.
Hoje a Bahia produz 95% do cacau Brasileiro, o Espírito Santo 3,5% e a Amazônia 1,5%. O Brasil é 5° produtor de cacau do mundo, ao lado da Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões.
O cacau, originalmente amargo e levemente picante, ao ser levado para a Europa pelos espanhóis, transformou-se em chocolate com a adição, em especial, de leite e açúcar, que o tornam irresistível, além de trazer benefícios à saúde como: melhora do humor, redução do nível de estresse, melhora na sensação de bem estar e relaxamento.
Bahia
Em 2021 o cacau produzido em uma fazenda de Uruçuca, na região sul do estado da Bahia, esteve entre os 50 finalistas da premiação que reúne os melhores do mundo no Salão de Chocolate de Paris.
A região sul da Bahia concentra quase toda a produção do estado. São centenas de fazendas cacaueiras e também de fábricas de chocolate.
Hoje a cultura do cacau vive um momento animador de reconstrução. Estimulando e fortalecendo a região com produção, beneficiamento, novos produtos e linha de derivados do cacau.