Dia Mundial do Chocolate: sobremesa atrai o paladar de grande parte da população
fatores para consumo vão desde a cultura e falta de nutrientes no organismo
Foto: Freepik
Querido por grande parte da população, não é surpresa que ele tenha um dia dedicado a ele. Nesta sexta-feira (7), é o Dia Mundial do Chocolate, doce feito à base de cacau. A iguaria é uma invenção asteca e foi difundida pelo mundo através do espanhol Hernán Cortez, segundo a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas).
Um estudo publicado na revista científica British Medical Journal (BMJ), informa que o consumo moderado da sobremesa pode estar aliada a benefícios à saúde. O chocolate, principalmente o amargo, tem efeitos benéficos na saúde cardiovascular, como a redução da pressão arterial, melhora da função endotelial.
Mas, é importante entender que o chocolate é rico em calorias e gorduras saturadas, portanto, o consumo excessivo ocasiona problemas de saúde.
Em entrevista para o R7, a nutricionista Melina Conejo explica alguns motivos do chocolate atrair tanto o paladar da população. Entre os fatores estão desde o contexto cultural, bem como da deficiência de alguns nutrientes no corpo humano. “O chocolate é rico em magnésio e, se sentimos aquela vontade excessiva e incontrolável, pode ser um sinal de que o corpo está pedindo o nutriente.", afirmou.