Dia Mundial do Rádio: veículo é visto como importante pilar para salvar vidas e para a paz
As primeiras palavras transmitidas em ondas sonoras foram executadas em 13 de fevereiro de 1946
Foto: Agência Brasil
“Estas são as Nações Unidas chamando as pessoas de todo o planeta”. Em tradução livre, estas foram as primeiras palavras transmitidas pela rádio das Nações Unidas no dia 13 de fevereiro de 1946. No entanto, apesar da intenção, apenas seis países foram alcançados pela transmissão histórica. Foi desta forma que o dia 13 de fevereiro tornou-se o Dia Mundial do Rádio. As informações são da Radioagência Nacional.
A data foi definida e proclamada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) para falar da importância do rádio, seu alcance e como ele pode colaborar para a construção da democracia.
Neste ano, a proposta é discutir o rádio e a paz, de acordo com o coordenador de Comunicação e Informação do Escritório da Unesco no Brasil, Adauto Cândido Soares.
Em localidades de conflito deflagrado, ou mesmo em países que atravessam situações de calamidade, as próprias Nações Unidas, por meio de suas Missões de Paz, montam estações de rádio para trazer informação segura e confiável para a população local e também como instrumento para consolidação da paz e da estabilidade.
E não só para esses casos, mas o rádio também leva conteúdo educacional para dentro de suas casas por meio das ondas curtas. No Brasil, por exemplo, em meio à pandemia, crianças de regiões mais remotas utilizaram de radioaulas para dar seguimento aos estudos.