Michel Telles

Dia Nacional da Saúde Bucal: qual o impacto da saúde bucal na autoestima e na qualidade de vida?

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Dia Nacional da Saúde Bucal: qual o impacto da saúde bucal na autoestima e na qualidade de vida?

Foto: Divulgação Assessoria

A onda de procedimentos estéticos odontológicos observada nos últimos anos sinaliza a preocupação das pessoas em deixar bem apresentado um dos principais ‘cartões de visita’: o sorriso. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (ABIMO), ao menos 12 milhões de brasileiros frequentam o cirurgião-dentista para auxiliar na melhor qualidade de vida, levando em consideração a autoestima gerada pelo sorriso. 

Muito além de ficar bem nas fotos, o sorriso ideal deve ser saudável e sinônimo de bem-estar e qualidade de vida. Essa ideia é potencializada em todo 25 de outubro, Dia Nacional da Saúde Bucal. Os cirurgiões-dentistas e sócios do Ateliê Cangussu & Ferraz, Raphael Cangussu, Davi Ferraz e Danilo Ferraz, destacam a importância de associar a saúde bucal ao bem-estar geral do corpo.

Raphael Cangussu, periodontista e implantodontista, explica que as consequências de negligenciar a saúde bucal vão além da boca, dentes e gengiva. “A boca é a porta de entrada para o organismo. Então, não cuidar da saúde bucal pode gerar ou agravar infecções e enfermidades que podem atingir outras partes do corpo”, conta.

De acordo com o dentista, bactérias da boca, em casos de má higiene bucal, podem entrar na corrente sanguínea através das gengivas inflamadas ou lesionadas, principalmente em casos de doenças periodontais (como gengivite e periodontite), viajando até o coração e outros órgãos. Isso pode desencadear uma série de problemas que afetam o sistema cardiovascular.

Além dos impactos físicos, o cuidado com o sorriso está associado ao bem-estar emocional, pontua Davi, protesista e reabilitador oral. “Problemas de autoestima podem ser desencadeados por causa de mau hálito, cáries evidentes ou até mesmo perdas de dentes, consequências da falta de cuidado adequado com a saúde bucal”. Davi afirma também que, mais que vaidade, um sorriso bem cuidado pode melhorar a aparência, gerando, consequentemente, mais autoconfiança.

Cuidar da boca, dentes e gengiva significa ainda evitar dores e desconfortos, promovendo maior qualidade de vida. “Além do desconforto em si, uma dor de dente ou doença bucal pode atrapalhar a alimentação, o sono, a fala, gerando, assim, outros problemas, como dificuldades para se relacionar em diferentes ambientes, cansaço, questões físicas e mentais. Um desequilíbrio por completo”, diz Danilo, ortodontista e protesista.

Quanto aos cuidados essenciais para garantir uma boa saúde bucal, os dentistas destacam a escovação adequada, uso de fio dental, cuidados com a alimentação e idas regulares ao consultório odontológico.

Ateliê Cangussu & Ferraz

Endereço: Edifício CEO Salvador Shopping - Av. Tancredo Neves, 2539, Torre Nova Iorque, 8º andar, salas 811 e 812
Telefone: 7199964-4920/713358-7882

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.