• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa em Salvador será marcado por ato simbólico

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa em Salvador será marcado por ato simbólico

Comemoração acontece na quinta-feira (21)

Por Da Redação
Ás

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa em Salvador será marcado por ato simbólico

Foto: Divulgação/ Sepromi

Para comemorar o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, um ato simbólico acontece nesta quinta-feira (21), no Parque do Abaeté, em Salvador. O evento é realizado pelo Ilê Axé Abassá de Ogum, com número limitado de pessoas em virtude da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e começa a partir das 8h.Além disso, o evento terá transmissão ao vivo pelo Instagram (@axeabassadeogum).

A atividade ocorrerá em frente ao busto da yalorixá Gildásia dos Santos, a Mãe Gilda, considerada símbolo de resistência e afirmação das religiões de matriz africana, inspirando a criação da data. A programação incluirá uma homenagem à Mãe Gilda, que liderou o Abassá de Ogum até seu falecimento, após ser vítima de intolerância, em 2000. Estarão presentes no ato a yalorixá Jaciara Ribeiro, filha biológica de Mãe Gilda, além da titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis.

De acordo com os Dados do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, em 2020 foram denunciados 29 crimes de ódio religioso, totalizando 232 desde a implantação do serviço, em 2013. O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi instituído em 2007, tendo o caso de Mãe Gilda como um dos mais emblemáticos na luta contra o racismo e o ódio religioso no país. 

Na Bahia, dentre políticas públicas na área está o Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, serviço de atendimento gratuito, em Salvador. Vinculado à Sepromi, o equipamento oferece apoio social e jurídico a vítimas, desde 2013.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário