Dilma nega ter arquivado projeto que previa tragédias climáticas no Sul do Brasil
Programa Brasil 2040 indicava que região sofreria com maior incidência de chuvas
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
A ex-presidente Dilma Rousseff negou, nesta sexta-feira (17), ter engavetado o “Brasil 2040”, projeto que reuniu pesquisadores entre 2013 e 2014 para uma série de estudos sobre os impactos das mudanças climáticas no país.
Nos últimos dias, veículos nacionais publicaram informações de que a equipe econômica do ex-presidente interrompeu o projeto antes que ele cumprisse o propósito inicial de sugerir soluções para minimizar os efeitos das alterações no clima. Ambientalistas que participaram de sua elaboração argumentam que ele foi engavetado.
O documento “Brasil 2040: cenários e alternativas de adaptação à mudança do clima”, foi criado durante o primeiro mandato de Rousseff e traçava cenários que acabaram se concretizando, como elevação do nível do mar, intensas chuvas no Sul do Brasil, secas mais fortes no Nordeste, falta de água no Sudeste e ondas de calor.
Em nota à imprensa, Dilma “rechaça a notícia de que o documento ‘Brasil 2040’, relatório produzido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), tenha sido “engavetado” pelo governo federal”.
“Tal informação não procede e ignora a tramitação do estudo, que resultou na política do governo brasileiro para o enfrentamento das mudanças climáticas. O mencionado documento foi remetido ainda no final do primeiro semestre de 2015 pela Secretaria de Assuntos Estratégicos ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) e incorporado ao Plano Nacional de Adaptação para Mudança Climática (PNA),” explica.
A ex-presidente diz ainda que “Tais documentos e informações tornaram-se ainda a base para o compromisso assumido pelo governo brasileiro no Acordo de Paris, realizado em dezembro de 2015” e que “.o relatório Brasil 2040 era parte das informações técnico-científicas necessárias para subsidiar a avaliação das vulnerabilidades nacionais e embasar as decisões quanto à priorização de ações no PNA”.
Veja nota completa:
Nota à imprensa
— Dilma Rousseff (@dilmabr) May 17, 2024
1. A assessoria de imprensa da ex-presidenta Dilma Rousseff rechaça a notícia de que o documento ‘Brasil 2040’, relatório produzido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) tenha sido “engavetado” pelo governo federal. (Segue o… pic.twitter.com/4h7cgGQrf9