Dino determina que PF investigue organizações nazistas e neonazistas no Brasil
Ação ocorre após atentado à creche em Blumenau, Santa Catarina
Foto: Agência Brasil
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), afirmou na madrugada desta quinta-feira (6), em publicação nas redes sociais, que assinou uma determinação para a Polícia Federal (PF) investigar organizações nazistas e neonazistas no Brasil. Segundo o ministro, “há indícios de atuação interestadual”. A decisão surge logo após o atentado à creche de Blumenau, que resultou na morte de quatro crianças na quarta-feira (5).
Dino passou a tarde de ontem em reunião com membros da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Diretório de Operações (Diop) e com presidentes da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). O encontro teve como objetivo a entrega do documento 'Paz nas Escolas' e dialogar sobre resoluções para os frequentes atentado que estão ocorrendo em instituições de ensino no Brasil nos últimos anos.
O acervo de causas que leva à ampliação de tragédias está bem visível: proliferação de ódio na sociedade, inclusive por uma internet desregulada e com empresas irresponsáveis; incentivos ao armamentismo e à ideologia da morte; agrupamentos nazistas e neonazistas.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) April 6, 2023