Diplomacia de Israel chama Lula de negacionista do Holocausto no X
O presidente Lula (PT) comparou às ações militares de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A diplomacia de Israel fez nesta terça-feira (20) uma publicação no X chamando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de "negacionista do Holocausto".
A declaração em tom ácido foi a resposta do perfil israelense à publicação de outro perfil, sem nenhuma ligação com a crise diplomática que, com uma imagem da bandeira do Brasil, perguntava: "O que vem à cabeça quando você pensa no Brasil?"
A conta oficial da diplomacia de Israel republicou a postagem e escreveu: "Antes ou depois do presidente Lula se tornar um negacionista do Holocausto?" Em pouco menos de três horas, a publicação de Israel teve mais de 700 mil visualizações, sendo repostada por 3.500 usuários da rede social.
A provocação pública de Israel ao presidente Lula, que teve o seu perfil no X marcado na publicação, acontece horas depois de o ministro israelense das Relações Exteriores, Israel Katz, fazer uma publicação em português em seu perfil cobrando um pedido de desculpas de Lula por sua declaração que comparou a guerra Israel-Hamas ao Holocausto nazista. Na publicação, Katz também marcou o perfil de Lula.
Relação Brasil x Israel
O presidente Lula (PT) comparou no último domingo (18), às ações militares de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto e ainda classificou as mortes de civis em Gaza como genocídio, criticou países desenvolvidos por reduzirem ou cortarem a ajuda humanitária na região e disse que “o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”.
A declaração do petista gerou reação de Israel que o declarou como 'persona non grata' . No Brasil, a oposição apresentou moções de repúdio após a fala e também gerou um pedido de impeachment, que já reúne mais de 100 assinaturas.
Diante do episódio, o embaixador do Brasil, Frederico Meyer, em Israel foi chamado de volta para o país.