• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Direita vence eleições na Espanha, mas não alcança maioria no Parlamento
Mundo

Direita vence eleições na Espanha, mas não alcança maioria no Parlamento

PP não atingirá as 175 cadeiras necessárias

Por Da Redação
Ás

Direita vence eleições na Espanha, mas não alcança maioria no Parlamento

Foto: Divulgação/PP

Os conservadores de direita do Partido Popular (PP) venceram as eleições gerais na Espanha no domingo (23), mas não conseguiram conquistar a maioria das 350 cadeiras no Parlamento, mesmo considerando um eventual acordo com o Vox, de extrema-direita.

O Partido Socialista Operário Espanhol, do primeiro-ministro Pedro Sánchez, ficou na segunda colocação. Com 99,9% dos votos apurados, o resultado foi o seguinte: PP (136 cadeiras), PSOE (122), Vox (33) e Sumar de esquerda (31).

A Espanha adota o sistema parlamentarista, no qual a população não escolhe diretamente o primeiro-ministro. Os eleitores escolheram um novo Parlamento, que será responsável por formalizar o novo líder. 

Na semana passada, a média das pesquisas divulgadas pelos institutos GAD3, 40db, IMOP, Sigma 2 e Simple Logica indicava que o PP poderia obter entre 131 e 151 assentos, enquanto o PSOE poderia conquistar entre 98 e 115. Após a apuração, o número de cadeiras do PP foi suficiente para superar o PSOE, mas não para formar uma maioria absoluta (com pelo menos 176 votos), mesmo que construa uma aliança com o Vox.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário