Direitos humanos são a solução para muitos problemas do mundo, diz secretário-geral da ONU
António Guterres discursou na abertura da 52ª sessão do Conselho de Direitos Humanos
Foto: Jean Marc Ferré/ONU
O secretário-geral da ONU, António Guterres, discursou nesta segunda-feira (27) em Genebra na abertura da 52ª sessão do Conselho de Direitos Humanos, evento que marca o 75º aniversário da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ao assumir a tribuna, ele chamou a atenção do conselho para o retrocesso observado após melhorias no último século.
Para Guterres, os direitos humanos não são um luxo do qual se abdica até que se encontre uma solução para os outros problemas do mundo, mas sim “a solução para muitos dos outros problemas do mundo.”
O líder das Nações Unidas destacou que houve um retrocesso no respeito aos princípios fundamentais. Ele apontou questões como emergência climática, mau uso da tecnologia, cujas respostas, se encontram nos princípios fundamentais.
Sobre a guerra na Ucrânia, Guterres declarou que a invasão russa ao país desencadeou as violações mais massivas dos direitos humanos testemunhadas no mundo atual. Como exemplos indicou registros de “morte, destruição e deslocamentos generalizados”.