Mundo

Diretor da Nasa propõe a Lula parceria espacial para o Brasil

Bill Nelson oferece colaboração com satélites para monitorar desmatamento na Amazônia

Por Da Redação
Ás

Diretor da Nasa propõe a Lula parceria espacial para o Brasil

Foto: Ricardo Stuckert

O diretor da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos), Bill Nelson, disse, nesta segunda-feira (24), que o desmatamento na Amazônia pode ser visualizado do espaço. Durante reunião no Palácio do Planalto com o presidente Lula, em Brasília, Nelson ofereceu a colaboração de mais satélites para auxiliar no monitoramento da floresta.

Segundo o diretor, os satélites norte-americanos possuem capacidade de identificar com precisão pontos de degradação, auxiliando na prevenção de ilegalidades e incêndios florestais. O encontro marcou uma mudança na relação entre os EUA e o Brasil na luta contra o desmatamento na região. A visita de Bill Nelson, senador democrata indicado por Biden, representa uma nova abordagem na questão ambiental.

Ex-astronauta, Nelson mencionou que já conseguia visualizar o desmatamento na Amazônia do espaço na década de 1980. 

O diretor da Nasa destacou que a agência enviou informações de seus satélites para cientistas brasileiros, auxiliando na localização da destruição na floresta. Além disso, serão enviados mais três novos satélites com tecnologia avançada para identificar o que está ocorrendo e auxiliar na contenção da destruição. Os satélites da Nasa também têm capacidade de identificar doenças e pragas na floresta, contribuindo para a prevenção de incêndios florestais.

A ministra de Ciência e Tecnologia,Luciana Santos, participou da reunião e informou que as propostas da Nasa serão avaliadas. Ela ressaltou que a parceria espacial entre os dois países existe desde os anos 1980, e o Brasil já possui dois sistemas de monitoramento da floresta: o Deter (Coordenação-Geral de Observação da Terra), com mapeamento em tempo real, e o Prodes (Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite), realizado anualmente.

Nelson e a ministra têm visita programada ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em São Paulo, onde será apresentado o funcionamento dos principais mecanismos de controle já em operação no Brasil para monitorar a situação da Amazônia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.